Páginas

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Bolinho de grão de bico



Dica de uma nutricionista amiga:

Estudos têm demonstrado que o consumo de grão-de-bico está relacionado com benefícios fisiológicos que podem reduzir o risco de doenças crônicas e beneficiar a saúde dos indivíduos. Esses efeitos benéficos são principalmente atribuídos ao seu conteúdo de fibras, compostos bioativos (principalmente fitoesteróis) e por apresentar baixo índice glicêmico (IG). 
Neste sentido, o grão-de-bico pode ser útil para reduzir o risco de doenças cardiovasculares. Isso porque os fitoesteróis, juntamente com outros fatores presentes no grão-de-bico, contribuem para a redução do LDL-c (lipoproteína de baixa densidade) no sangue, por inibição da absorção intestinal de colesterol. 


Estudos também demonstram benefícios do consumo de grão-de-bico na redução da obesidade. Em ratos, observou-se melhor controle do peso corporal e na composição do tecido adiposo. Em humanos, o consumo de grão-de-bico esteve associado com redução de massa gorda em indivíduos obesos. 
Agora é só anotar!

Coloque o grão de bico de molho de um dia para o outro dentro da geladeira.

No dia seguinte, despreze a água do molho, lave os grãos e coloque para cozinhar com...
1 cenoura pequena, 1 dente de alho, alho-poró. Pode ser cozido na panela de pressão, mas fique de olho para a pele do grão de  bico não entupir a válvula.


Depois de cozido eu retiro a pele dos grãos e guardo em uma vasilha tampada com um pouco da água do cozimento. 

Pode ser usado na salada de folhas, salada com atum e cebola roxa, etc...
Coloquei no processador aproximadamente 1 1/2 xícara de grão sem a água, cebolinha verde, alho-poró, sal , pimenta e azeite. Processar!
Forno em assadeira untada com azeite por aproximadamente 45 min para ficar crocante.


Colocar em assadeira desse tipo facilita muito!
Basta colocar 1 Cs rasa em cada cavidade.

IMPORTANTE: eles são muito delicados, ficam na textura de um sequilho, cuidado para retirar.







Nenhum comentário:

Postar um comentário