sexta-feira, 6 de junho de 2014

Informação pra gente...

1. A obesidade vem crescendo entre pré-escolares (2 a 5 anos de idade). Nesta fase, a maioria das crianças faz atividade física na forma de brincadeiras espontâneas (ex: correr, pular). Quando é o momento de iniciar a prática de atividades estruturadas, como natação e esportes com bola? Durante quanto tempo os pré-escolares devem manter-se ativos diariamente?

 

Na verdade criança tem que brincar mesmo, fazer atividades lúdicas. A única atividade que eu diria “obrigatória”, seria a natação, até por uma questão de sobrevivência pela redução do risco de afogamento em atividades com água. Nessa idade, de 2 a 5 anos, o mais importante é brincar, jogar, imaginar. Através dessas brincadeiras, a criança vivencia situações que são importantes na sua formação como adulto. Não tem tempo máximo ou mínimo, tem que brincar até cansar, até não querer mais. Para iniciar atividades mais especificas, até mesmo usando bolas e outros objetos, seria a partir de 4, 5 anos.

 

2. Na adolescência (11 aos 19 anos de idade) surgem as preocupações com a imagem corporal, o que pode se refletir na prática exagerada de atividade física. Qual seria a quantidade recomendada para os jovens?  Que riscos eles correm ao exceder a recomendação?

 

Nessa idade é recomendado os adolescentes já pratiquem esportes com regras e passem a conviver em grupos. Esportes coletivos são recomendados, mas atividades individuais também são importantes. Quando os adolescentes procuram academias para ficar mais fortes, devem ser bem orientados e evitar cargas muito elevadas, mas o principal é ficar longe de anabolizantes e produtos que podem colocar a saúde em risco.

 

3. Na idade adulta (20 aos 59 anos de idade), a atividade física é fortemente recomendada como forma de ajudar na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis. Trinta minutos, cinco vezes por semana são mesmo suficientes? Quais dicas podem ser dadas para que os adultos sejam mais ativos em seu dia a dia?

 

A atividade física é recomendada em todas as fases da vida, pelo simples motivo de que nosso corpo foi programado pra funcionar com movimento. Se você exclui esse movimento, torna-se sedentário, passa a ser potencialmente doente. Nessa fase, não é diferente, mas é um momento que as pessoas acabam se afastando dos exercícios físicos. A recomendação semanal da Organização Mundial de Saúde (OMS) é de 150 minutos semanais de atividades aeróbicas, divididos prioritariamente em 5 dias e mais 2 treinos de força com 30 minutos aproximadamente, para ganhar ou manter a massa muscular. Há várias outras opções para quem não gosta ou não pode frequentar academias de ginástica. Inclusive, manter-se ativo durante o dia, se locomovendo com caminhada, subindo escadas e etc., já é uma forma de ganhar saúde e qualidade de vida através do movimento não programado. Ainda segundo a OMS, acumular cerca de 10 mil passos por dia já possibilita ao corpo colher os benefícios que qualquer outro exercício físico promove. É importante que as pessoas coloquem a saúde como prioridade e reservem 30 minutos de seus dias para se movimentar.  Algumas dicas são: envolver algum amigo na atividade física, escolher exercícios que proporcionem prazer, e principalmente ter uma programação, para não deixar o exercício como ultima opção de afazeres ao longo do dia e manter a regularidade.

 

4. Sabemos que na menopausa as mulheres ficam mais expostas ao risco de doenças cardiovasculares e de osteoporose, em consequência das mudanças hormonais. Existe alguma recomendação de atividade física para esta fase da vida das mulheres que possa beneficiar a saúde do coração e dos ossos?

 

Sim, atividades aeróbias e com impacto são as mais recomendadas para prevenir e tratar a osteoporose.  Também é muito importante uma atividade de força, como musculação, Pilates ou ginástica localizada, para manter a massa muscular que perdemos de forma espontânea a partir dos 30, 40 anos.

 

5. E para os idosos (acima de 60 anos de idade), o que é recomendado? Como a atividade física pode minimizar as modificações da composição corporal típicas do envelhecimento?

 

A atividade física também é fundamental nessa fase da vida, e as atividades para ganho de massa muscular devem ser intensificadas. A recomendação para idosos, segundo a OMS, são de três treinos de resistência muscular localizada por semana e 120 minutos de atividades aeróbias, sempre respeitando seus limites e possibilidades.

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário