terça-feira, 27 de julho de 2010

BOLINHO DE GRÃO DE BICO. ESSE ALIMENTO VALE OURO!






Sabemos das excelentes propriedades contidas no grão de bico. Além de ser um alimento que traz uma enorme saciedade.Fiz esse bolinho e aqui em casa todos aprovaram.Segue alguma informação técnica sobre esse grão tão rico...
" Por aqui nossos cientistas também dão seu aval ao grão-de-bico, boa fonte de ferro, carboidratos e proteínas. Leonardo Boiteux, estudioso do centro nacional de pesquisa de hortaliças da Embrapa, empresa brasileira dedicada ao estudo e ao desenvolvimento agropecuário, atribui o alto teor protéico a uma combinação de aminoácidos. Entre eles a estrela é o triptofano, que aparece em grandes quantidades. Essa substância é usada pelo organismo para a produção de um neurotransmissor chamado serotonina, responsável pela ativação dos centros cerebrais que dão sensação de bem-estar, satisfação e confiança."Vamos a receita?

1 xícara de (chá) de grão de bico cozido c/ 1 dente de alho ( deixar de molho na véspera dentro da geladeira, no dia seguinte escorrer, lavar e cozinhar na pressão por 30 min)
1/2 cebola
2 dentes de alho ( 1 para o cozimento do grão , outro para o tempero)
cheiro verde e cebolinha
pimenta do reino
sal
1 colher de (sobremesa) de azeite
4 colheres ( sopa) da água do cozimento do grão

Coloquei o grão de bico cozido ainda quente no processador , sem a água, mas reservei para ajudar a processar o grão .Processei, e temperei com cebola, alho, salsa e cebolinha, pimenta, sal e azeite bem picadinhos . Fiz os bolinhos como hamburgueres , e grelhei em chapa ou frigideira com um bom anti-aderente, untada c/ azeite ou óleo. O segredo e deixar em fogo médio -baixo , não ficar virando enquanto ele não dourar bem. Ele fica delicioso, crocante por cima e macia pro dentro , além de satisfazer muito. Acompanhem com legumes ou saladas, eu não misturo com carboidratos, pois ele já tem uma grande quantidade de hidrato de carbono, cerca de 63,5%. Nas fotos acima, registrei meus passos para a realização da receita e espero que aproveitem, é um alimento muito rico, ótimo pra todas as idades até para diabéticos.

Um comentário:

  1. Carmem, dessa vez peguei o grão de bico de jeito. Processei mesmo!Bjs, Maria

    ResponderExcluir